tudo o que você precisa saber

dieta-sem-açúcar

O adulto médio consome muito mais açúcar do que o necessário, portanto, que reduzir a ingestão de açúcar é uma boa idéia para a maioria das pessoas. Algumas pessoas dão um passo a mais e até mesmo cortar de raiz a sua relação com o açúcar.

Ultimamente, a dieta sem açúcar ganhou em popularidade à medida que as pessoas procuram formas eficazes de manter-se saudável ou perder peso. No entanto, nem todos estão convencidos de que a dieta sem açúcar funcione.

Seja retirada por completo o açúcar da dieta, ou simplesmente reduzamos a quantidade que tomamos, aqui vão 8 dicas práticas:

1. Faça-o gradualmente

Uma das coisas mais importantes a ter em conta ao mudar a dieta é fazê-lo gradualmente. Passar de uma dieta cheia de açúcar, a uma que não contenha açúcar deve ser um processo lento. Podemos começar eliminando as fontes mais óbvias-de-açúcar: bolos, cupcakes… eliminar doces e bebidas açucaradas é uma excelente forma de começar. Reduzir a quantidade de açúcar que colocamos o café ou chá também é essencial.

Você também pode gostar: Dez dados sobre a dieta mediterrânea

2. Lê as tags

Uma vez que você tenha conseguido eliminar o açúcar mais óbvio da dieta, você pode se concentrar em outros produtos que contêm açúcar. Ler os rótulos pode ajudar a identificar os tipos de açúcares que se devem evitar. O açúcar tem muitos nomes (61) e encontra-se em muitos xaropes e concentrados diferentes. Os mais comuns incluem: açúcar de cana ou açúcar mascavo, xarope de milho ou xarope de milho com alto teor de frutose, açúcar de beterraba, cana-de-coco, xarope de agave, concentrado de sumo de maçã ou uva, mel ou rapadura. Além disso, qualquer coisa que você terminar com o sufixo “-osa” também conforma um tipo de açúcares, como a sacarose, a glicose, a dextrose, frutose ou lactose
Os açúcares se escondem em muitos alimentos diferentes no supermercado, por que ler a etiqueta é uma necessidade absoluta para aqueles que querem seguir uma dieta sem açúcar.
Os molhos para saladas e temperos, molhos para massas, cereais para o pequeno-almoço, o leite e as barrinhas de cereais, frequentemente contêm açúcar em sua lista de ingredientes.

3. Evite carboidratos simples

Muitas dietas sem açúcar também recomendam que as pessoas evitem os carboidratos simples. Os carboidratos simples incluem farinha branca, macarrão branco e arroz branco. Os hidratos de carbono, esses alimentos podem decompor-se rapidamente em açúcar no corpo, o que pode fazer com que aumentem os níveis de açúcar no sangue aumentem. O mais simples é substituí-los por versões integrais.

4. Evite os açúcares artificiais

São muito mais doces que o açúcar, mas contém pouca ou nenhuma quantidade de calorias. No entanto, tomar açúcares artificiais pode enganar o corpo, fazendo-o crer que, na realidade, está comendo açúcar. Isso pode exacerbar os desejos de açúcar de uma pessoa, fazendo com que seja mais difícil para eles manter uma dieta sem açúcar. Evitar Splenda, Stevia… Se você está procurando o nome químico destes adoçantes nos rótulos de ingredientes pode encontrar: aspartame, sucralose ou sacarina.

O consumo excessivo de açúcar está relacionado com a obesidade e a síndrome metabólica, diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol, inflamação crônica, cárie…TAMBÉM PODE TE INTERESSAR Os alimentos mais saudáveis

5. Não bebas açúcar

O açúcar pode ser fácil de evitar os alimentos processados, mas as bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás adoçados e os sucos de frutas, são uma das fontes mais importantes de açúcares na dieta. Substituindo essas bebidas com chá de ervas sem açúcar, café sem açúcar, água mineral com gás ou simplesmente água pode ajudar a reduzir a ingestão de açúcar e manter hidratado.

6. Concentre-se nos alimentos integrais

Os alimentos processados têm mais chances de conter ingredientes refinados ou açúcares adicionados, assim que devemos inclinarnos para alimentos como: vegetais, frutas, carnes magras, aves de capoeira ou tofu, peixe, grãos inteiros, sem processar e legumes, nozes e sementes.

7. Planeie as refeições

Seguir uma dieta sem um planejamento é difícil. Quando temos fome, é mais provável que busquemos um lanche saudável se não temos refeições nutritivas e petiscos à mão.

8. Tempera suas refeições

O paladar frequentemente saudades do açúcar, porque não tem outros sabores para substituí-lo. Muitas ervas e especiarias, com um sabor doce podem ser adicionados facilmente os alimentos e bebidas para substituir o açúcar. Podemos usar: canela, noz-moscada, cardamomo, baunilha…) Podemos acrescentar ao café ou espolvorearlas sobre os cereais ou iogurte.

Riscos e considerações

Antes de começar uma dieta sem açúcar, você deve considerar se você também quiser remover os açúcares naturais, isto é, aqueles que se encontram nas frutas e alguns produtos lácteos. Se bem que algumas dietas sem açúcar dizem, você deve remover a fruta, não é uma boa idéia. A fruta pode fornecer muitos nutrientes, fibras, antioxidantes e outros compostos saudáveis que ajudam a proteger o corpo de doenças. Incluir as frutas inteiras em uma dieta sem açúcar pode ser saudável, desde que tomemos a fruta com moderação.

Se quiser viver sem açúcar, você tem que deixá-lo gradualmente

Esta entrada foi publicada em ADULTO. Adicione o link permanente aos seus favoritos.