As dietas melhoram o humor, o sono e o sexo

dieta

Muitos não acreditarão, porque fazer dieta normalmente se vincula a um processo longo e muito desagradável em que a pessoa fica de mau humor por ter que se privar de comer o que você gostaria, mas, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington de Baton Rouge (Louisiana, estados unidos. UU.), se uma pessoa com peso normal ou com um ligeiro excesso de peso, reduz a ingestão de calorias, você conseguirá melhorar o seu humor e sua vida sexual. Além disso, deve certificar-se de poder dormir melhor.

O estudo, realizado durante um período de dois anos e publicado recentemente pela revista JAMA Internal Medicine, tomou-se como amostra a mais de 200 homens e mulheres saudáveis entre 20 e 50 anos. Todos eles com um índice de massa corporal (IMC) entre 22,0 e 28,0 (ou seja, que o seu peso era normal ou sofreram algum excesso de peso, mas em nenhum caso eram obesos).

Você também pode gostar: A dieta mediterrânea reduz o risco de depressão Alimentos que combatem a ansiedade

Alimentos que combatem a ansiedade

Distribuiu-Se em dois grupos, as pessoas que participaram no estudo, de forma que os de um comprometeram-se a levar uma dieta que deveria ingerir 25% a menos de calorias, enquanto que os que compunham o grupo de controle continuaram comendo como antes.

Após o período de dois anos, os membros do grupo, que haviam passado a ter menos caloriastinham melhorado o seu estado de espírito, havia aumentado o seu desejo sexual, dormiam melhor e se sentem menos estressados em comparação com os do outro grupo.

“Nos demos conta de que aqueles que têm um peso normal ou são pessoas com um ligeiro excesso de peso e desejam emagrecer não deve se preocupar com o fato de que possa diminuir a sua qualidade de vida. Na realidade, o que podem esperar é se sentir melhor“, explica Corby Martin, diretor do Laboratório de Comportamento Ingestivo do centro, que levou a cabo a investigação e diretor do estudo.

Para dizer A verdade, os indivíduos do grupo que deviam restringir as calorias 25% ficaram em uma média de 11,9%, e, embora não atingiram o objetivo inicialmente previsto, conseguiram emagrecer uma média de 7,6 quilos, enquanto que os do grupo de controlo quase não tiveram nenhuma alteração.

É impossível deduzir se os benefícios teriam sido maiores no caso em que a restrição calórica tivesse chegado a 25%, ou, pelo contrário, alcançar essa cifra teria sido mais consequências negativas do que positivas. Esta é uma pergunta que se fazem os autores do estudo, já que, de acordo com os dados obtidos, podem-se deduzir que a redução de 12% a ingestão de calorias sim aportaria benefícios para a qualidade de vida.

De fato, existem estudos que levantam os principais efeitos negativos que podem reportar-nos a dietas baseadas em uma restrição calórica excessiva e sem supervisão médica adequada, uma vez que podem levar à desnutrição e, portanto, a problemas de saúde. Anemia, depressão, irritabilidade, sonolência, cansaço… são alguns dos riscos que uma ingestão muito baixa de calorias pode nos trazer.

Existem estudos que levantam os principais efeitos negativos que podem reportar-nos a dietas baseadas em uma restrição calórica excessiva e sem supervisão médica adequada

Esta entrada foi publicada em DIETA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.